sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Escola ganha selo Escola Solidária 2009



Escola Municipal Bairro Cerâmica - Polo e Extensões foi contemplada com o selo Escola Solidária 2009 com o seguinte projeto:


Que problema a escola quis resolver com esse projeto:

Reduzir o preconceito racial, a discriminação social e a prática de "bullying" dentro e fora do recinto escolar.
Valorizar a diversidade cultural.
Promover a interação social entre as culturas vivenciadas pelos alunos, uma vez que na Unidade Escolar há crianças indígens e não indígenas, além de mobilizar professores, alunos, funcionários e a comunidade em geral pela necessidade de convivência em harmonia com outras culturas.

Descrição do Projeto:

O Projeto Pya Guapy que significa (A Paz) foi realizado pelos alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental, com a participação de alunas indígenas de 5º e 7º Ano.
O Projeto foi desenvolvido em 7 etapas: 1º) Relato e troca de experiências pelos alunos indígens e não indígenas, preferência e consumo de alimentos típicos de cada cultura, histórias contadas pelos pais e avós, costumes, festividades, crenças e tradições. A professora instigou os alunos, criando situações pedagógicas que os levassem a construção de conhecimentos utilizando a linguagem verbal, oral e escrita dos relatos.
2º) Discussão dos alunos mediados pela professora sobre o Projeto, objetivos, etapas, necessidades de envolver a escola num todo, responssabilidade de cada um, a escolha do nome do Projeto e os resultados finais que seriam: gravação de um CD, produção de um Livro, apresentações musicais, dramatização, dança e a elaboração do portifólio virtual.
3º)Realização de atividades práticas com pesquisas de campo na aldeia indígena próxima ao municipio e no museu Tapuy Porã, onde os alunos puderam constatar a influência do povo indígena na comunidade.
4º)Realização de pesquisa na sala de tecnologia (via internet) sobre lendas indígenas dos primeiros habitantes do Brasil, confecção de cartazes em grupos, reescrita em guarani, produção e interpretação de desenhos e exposição dos cartazes nos murais da escola para apreciação da comunidade.
5º)Elaboração de receitas de comidas típicas indígenas, remédios naturais e produção musical. Na composição das músicas houve a colaboração de um professor de música que contribuiu com a melodia, as alunas indígenas traduziam e cantavam em sua língua materna(Guarani) e os alunos não-indígenas em português. Foi um trabalho árduo, mas com resultados visíveis de que surgiam o respeito mútuo.
6º)Preparação para a gravação das músicas, ensaios, danças, dramatização.
7º)Participação em eventos festivos na cidade e apresentação dos resultados finais do Projeto Pya Guapy.

Relação entre os saberes escolares e as práticas sociais:

O aluno apresenta conhecimentos prévios de sua vivência cotidiana; o(a) professor(a) reelabora as experiências do aluno implementando a aprendizagem. Os educadores se empenham tanto em construir conhecimentos, quanto em ensinar valores que são a base para que, no futuro, o(a) aluno(a) seja um(a) adulto(a) feliz, capacitado e consciente de seu papel na sociedade.
A escola trabalha a valorização humana, através da Pedagogia Afetiva, sustentada em três pilares:
*O trabalho com limites e responsabilidades;
*O resgate de ritos => horários, atividades diárias e disciplinas;
*Mitos => pai, mãe, professor e amigos.
Prioriza, também, o desenvolvimento global do processo educativo visando sempre um ensino de qualidade; preparando cidadãos com senso crítico, criativo e participativo, que alicerçados no respeito mútuo, atuem de forma capaz de modificar uma sociedade.

Resultados:

Os resultados são relevantes no que diz respeito a interação e integração entre alunos, professores e demais funcionários.
Enfatizamos também que, os estudos das diversas áreas de conhecimento apresentam resultados significantes no: criar, refletir, construir, aprender, participar, expressar, conversar e acima de tudo, entender o mundo e seus problemas; a liberdade e seus limites; ser solidário, amar e respeitar o próximo; fazer a relação destes conceitos com os conteúdos que ganham vida quando o aluno coloca em prática o que aprende, ou seja, faz relação da teoria com o mundo real.


Vale lembrar que a escola também possui o Selo Escola Solidária dos anos de 2003, 2005 e 2007.