Atividades desenvolvidas em 2010


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM 2010

1) Inicio do Ano Letivo 2010 - 8 a 12/02/2010 Jornada Pedagógica
18/02/2010 Inicio das Aulas


2) No dia 26/02/2010, alunos e professores da Escola Municipal Bairro Cerâmica receberam da Secretaria Municipal de Educação,
kit de material escolar composto por: bolsa, cadernos, canetas, lápis e outros objetos de utilidades escolares. 

 

3) No dia 08/03/2010, funcionárias administrativas e professoras da Escola Municipal Bairro Cerâmica, receberam lembrancinhas da direção e coordenação pedagógica da Unidade Escolar em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.




Muitas Mulheres demonstram vigor, mas tu excedes a todas!!!  



4) No dia 29/03/2010, a Escola Municipal Bairro Cerâmica realizou atividades de Comemoração à Páscoa, com apresentação de jogral e musical. As apresentações foram com a participação dos alunos do 6º e 7º Ano, coordenados pela profª de Artes Josimara M. Floriano. Todos os alunos da Unidade Escolar receberam da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação ovos de chocolate.



5) No dia 16/04/2010 alunos da Escola Municipal Bairro Cerâmica receberam UNIFORME da Secretaria Municipal de Educação.
A entrega dos uniformes foram feitas pela Prefeita Marta Maria de Araújo e pelo Vice-Prefeito e Secretário de Educação Mario Coelho.


6) Participação Especial dos alunos do 2º e 3º Ano na abertura do V FESTIAVAL das APAEs, realizado no salão paroquial no dia 16/04/2010

 
No dia 16 de abril de 2010, os alunos: Tiago e Lorena do 2º Ano e os alunos: Maria Carolina, Rebeca, Suiene, Fabrício
e Jéferson do 3º Ano, fizeram uma participação especial na abertura do V Festival Regional das APAEs, realizado
no Salão Paroquial em Eldorado-MS.
Os alunos apresentaram uma coreografia da música “Chica, Chica, Boom Chic da Cantora: Carnen Miranda”,
a coreografia foi desenvolvida pelas professoras: Laura Ávila e Rosana Ballerini que executaram mais uma vez
um excelente trabalho.
Parabéns alunos e professoras pela belíssima apresentação!!!

7) 16 a 23/04/2010 – Projeto de Leitura – Literatura Infantil em comemoração ao Dia do Livro e Monteiro Lobato


A idealizadora do Projeto de Leitura foi à coordenadora pedagógica Avani O. da Silva com a colaboração da professora Josimara M. Floriano e apoio da direção, equipe administrativa e demais professores da Unidade Escolar.

8) 01 de Maio – Alunos da Escola Bairro Cerâmica – participam da 2ª Corrida pedestre do dia do trabalhador. A aluna Jéssica Claudino do 5º Ano alcançou o 2º lugar na categoria 09 a 11 anos - PARABÉNS JÉSSICA PELA CONQUISTA!!!

 
9) No dia 07/05/2010, foi realizado na Esc. Mun. Bairro Cerâmica, comemoração ao dia das Mães com apresentação de jogral e musical com alunos do período matutino e vespertino, coordenados pelas professoras Josimara e Valéria, além da participação especial do prof. Silvio Borges.


10) 13 de Maio – Alunos da Escola Municipal Bairro Cerâmica – participaram da Gincana Esportiva e Cultural em comemoração ao 34º Aniversário do Município de Eldorado.



11) No dia 24/06/2010 foi realizado a escolha de Livros Didático PNLD (6º a 9º) – 2011/2013


A escolha de Livros Didático PNLD (6º a 9º) – 2011/2013, contou com a participação da direção escolar, coordenação pedagógica e dos professores: Maria da Silva, Vanusa P. da Silva, Silvio Borges, Marlice Pauli, Raquel T.M. Capistrano e Marlene F.F. Porto.

12) No dia 14 de Maio de 2010, alunos do 2º ao 8º ANO da Escola Municipal Bairro Cerâmica - participaram da XIII OBA – Olimpíadas Brasileira de Astronomia.
 

Esta Unidade Escolar participa pelo 5º Ano consecutivo da OBA – Olimpíadas Brasileira de Astronomia. A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), pela Agência Espacial Brasileira (AEB) e FURNAS Centrais Elétricas S/A. É um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do  primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos os alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares.
Acreditamos que com a participação dos alunos em olimpíadas como a OBA, estaremos viabilizando oportunidades de construção e aquisição de novos conhecimentos”.

(Direção Escolar)


13) No dia 08 de junho de 2010, alunos do 6º ao 8º Ano, participaram da 6ª OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

 
Parabenizamos os respectivos alunos que se classificaram para a 2ª Fase da OBMEP 2010:
Adriano de Asis da Silva – 6º Ano - Professor Sílvio Borges
Andrielli de Souza Pesanha – 6º Ano – Professor Sílvio Borges
Marcelo Bernanrdo Romeiro – 7º Ano – Professor Sílvio Borges
Robson Nunes – 7º Ano – Professor Sílvio Borges
Lucas Batista Ribeiro – 8º Ano – Professora Marlene F. F. Porto


14) No dia 09 de Julho de 2010, foi realizado o encerramento do 1º semestre com apresentações: teatrais e danças referentes às Festividades Juninas. As atividades apresentadas no período matutino e vespertino contaram com a participação dos alunos do 1º ao 8º. Todas as atividades foram coordenadas pela professora de Artes Josimara M. Floriano que contou com a colaboração dos professores regentes e apoio da coordenação pedagógica, direção e equipe administrativa.


 
Direção, Coord. Pedagógica, Professores, Equipe Administrativa e Alunos do 5º ao 8º Ano – Período Matutino.


 
Direção, Coord. Pedagógica, Professores, Equipe Administrativa e Alunos do 1º ao 4º Ano – Período Vespertino

15) O Projeto Interdisciplinar: “Conhecendo o Mundo onde a Bola vai rolar”, mobilizou toda a comunidade interna e externa da Escola Municipal Bairro Cerâmica a pesquisar e desenvolver atividades referente a Copa do Mundo 2010. O Projeto foi desenvolvido durante os meses de junho e julho e contou com a participação dos alunos do 1º ao 8º Ano, professores, coordenação pedagógica, direção e equipe administrativa.
Professor Teixeira montando o mural da Copa 2010, com o auxílio da Funcionária Maria Vera.

Professores: Luiza Portela e Pedro Henrique na Sala de Tecnologia, auxiliando os alunos a realizar pesquisa sobre a Copa 2010.

 

 
 
Professora Josimara M. Floriano ensaiou os alunos do 2º ao 4º Ano, uma coreografia com música da Copa 2010, e foi apresentada para toda comunidade escolar no encerramento do Projeto. 

 

 







16) Palestra na Fazenda Alvorada
PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ELDORADO PARTICIPAM DE PALESTRA EDUCACIONAL.

No dia 06/09/2010, os educadores da Rede Municipal de Ensino Fundamental e Educação Infantil de Eldorado, participaram de uma palestra ministrada pela psicóloga Solidéia Mael Camargo e equipe do Focus - Instituto de Psicologia.
A palestra cujo tema foi: “As diversas maneiras de gerenciar comportamentos”, teve como objetivo sensibilizar e conscientizar os educadores sobre a importância do seu papel enquanto lideranças, na vida dos educandos. O evento foi realizado através da Secretaria Municipal de Educação em consonância com a Prefeitura Municipal, e teve total apoio do Secretário de Educação e Vice Prefeito Mario Coelho e Prefeita Marta Maria de Araújo, ambos visam melhorias e qualidade no ensino do município, pois acreditam que é através da educação que se formam cidadãos competentes e compromissados, e essa grande responsabilidade está nas mãos dos educadores.
Após a altiva e proveitosa palestra, fora oferecido um almoço de confraternização a todos os presentes, onde os participantes tiveram uma ótima oportunidade de descontração e lazer. O delicioso almoço foi preparado pelas merendeiras das escolas da rede municipal com a colaboração da coordenadora da merenda escolar Bruna Rufino e da nutricionista Charmila Gati Palla. O evento contou também com a colaboração dos diretores da rede municipal: Marli A. Nogueira e Devanir A. Pitton.


15) Visita na UFGD e UEMS
PREFEITA MARTA BUSCA PARCERIAS COM UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE MS


No dia 09/082010, a Prefeita Municipal de Eldorado Marta Maria de Araujo o Vice Prefeito e Secretário de Educação Mario Coelho juntamente com os diretores das Escolas Municipais: Devanir Pitton, Marli Alves e Ivonilde da Silva , visitaram as reitorias das Universidades: UFGD onde foram recebidos pelos Pró Reitores de Cultura e Educação Professores Ademir, Fabiano, Sidnei e Elizabete além de profissionais responsáveis pelo Ensino a Distância da Universidade, e UEMS onde o grupo reuniu-se com Reitor Gilberto José de Arruda e Vice Reitor Adilson Crepalde. O assunto em pauta foi o estabelecimento de prováveis parcerias para capacitação de professores da Rede Municipal de Ensino e o desenvolvimento de um trabalho de resgate histórico do município de Eldorado, e ainda puderam discutir detalhes sobre a Universidade Aberta que está sendo implantada em Eldorado. O saldo das reuniões foi extremamente positivo com perspectivas de parcerias fortes e duradouras para crescimento da Educação no município de Eldorado.